7 Dicas eficazes para divulgar o seu Restaurante

7 Dicas eficazes para divulgar o seu Restaurante

Estar em conexão com o seu público-alvo é uma das técnicas mais eficazes de marketing para restaurantes.
O que adianta ter bons pratos, bom atendimento, boa localização e um espaço bonito, se ninguém sabe disso?
Reunimos 7 dicas eficazes de marketing para os restaurantes aplicarem no seu quotidiano, transformar clientes esporádicos em clientes fiéis e clientes fidelizados em recomendações positivas.

 

1. Dê a conhecer as novidades

A imagem tem um ciclo de vida e precisa ser renovada para continuar relevante e com impacto. Precisa deixar claro quais são as mudanças, quer na ementa, no layout dos espaços, nos preços e em novos serviços. E não precisa ser nada dispendioso. Um funcionário pode fazer isso facilmente e com educação.

 

2. Defina o seu público-alvo

Procure saber quem são e como chegar até eles. Pergunte-se: Qual a necessidade que o meu restaurante satisfaz? Qual a idade média? Quanto estão dispostos a gastar? Formule as respostas, defina para  quem você vai comunicar e crie uma estratégia.

 

3. Portais de divulgação e referenciação

Há vários portais que já fazem marketing para restaurantes que, em contrapartida, os restaurantes concedem um benefício aos clientes. É uma forma de atrair novas pessoas. Os canais digitais funcionam como boas redes sociais da referenciação. Se o seu atendimento, pratos e local são bons, incentive as boas avaliações.
TripAdvisor, TheFork, ComereBeber, Zomato são alguns dos sites baseados na Geolocalização do utilizador. Certifique-se que o seu restaurante está inscrito nesses portais. Os restaurantes com melhores avaliações serão os mais sugeridos para as pessoas.
Os Turistas são o potencial público desses portais. No entanto o portal ComereBeber aposta mais nos Portugueses e na fidelização de novos clientes para o seu restaurante.

 

4. Media Locais

Estar em contacto com os media locais é uma importante tática de marketing. Jornais, Outdoors, Panfletos, Blogs, são potenciais meios que podem divulgar o restaurante.
Distribua panfletos e menus nas empresas à sua volta. Todos precisamos almoçar e muitos não têm tempo para cozinhar em casa. Garanta que quem trabalha perto do seu restaurante, possa ir durante e depois de um dia de trabalho relaxar um pouco.
Se o seu espaço tem serviço de entrega, inclua isso nos panfletos e menus.

 

5. Ofereça cupões de desconto aos seus clientes.

Havia uma época em que os restaurantes “chiques” queriam distância desses cupões, mas já não é assim.
Pense em usar diferentes tipos de cupões, como aqueles em que o cliente só o recebe após pagar a conta. Assim, precisará voltar para obter a oferta. Ou então, divulgue promoções como descontos em menus,  bebidas grátis, cartões de cliente, entre outros, para conseguir chamar a atenção e fidelizar o maior número de clientes possível.
Lembre-se que também é preciso cativar o cliente pela carteira.

 

6. Personalidades famosas

Outra das técnicas eficazes de marketing é trazer celebridades, fotografar o momento e divulgar nas redes sociais do restaurante. Patrocine ou apoie espetáculos locais e convide as celebridades para visitarem o seu restaurante após a apresentação. É uma marca de qualidade!

 

7. Volte Sempre

A melhor forma de promover o seu restaurante será sempre pela qualidade do serviço prestado. Se conseguir satisfazer o cliente de forma exemplar, este será um meio de comunicação por excelência, com o sempre importante passa palavra a amigos, familiares e conhecidos.
O tratamento personalizado é também algo importante para fidelizar os seus clientes. Fuja da impessoalidade, tente se lembrar das particularidades dos clientes assíduos e demonstre isso.
Venda mais que pratos, o marketing é uma mistura de atendimento, espaço, produtos, recomendações e principalmente das sensações que a experiência no restaurante causa nas pessoas.
Um sorriso pode mudar o dia de um cliente, pense nisso!