Cozinhar com produtos sazonais de Novembro

COZINHAR COM PRODUTOS SAZONAIS DE NOVEMBRO

Em Novembro, mês rico nas primeiras humidades do Outono e a preceder o Inverno com os tempos de chuvas e de frio.

Claro que em Novembro os produtos mais conhecidos de época são as castanhas, segundo as lendas mais antigas da nossa história, em conjunto com as bolotas, as nossas batatas e acompanhamentos de outros pratos, como guarnições de muitos… só foram colocadas de parte por altura dos Descobrimentos.

As castanhas, hoje em dia, para além de as comermos culturalmente sozinhas, assadas ou cozidas, aparecem e servem na nossa gastronomia pratos com ensopados (Borrego, Porco, Cabrito e Caça grossa), como outras receitas de matriz regional como os Rojões e os Fritos de Porco à moda das Beiras.

Em Novembro, nos legumes, podemos tirar partido de beterrabas no ponto, broculos, couve de bruxelas, bolbos de aipo, couves variadas, chicória, muitas abóboras, espinafres, nabos e nabiças, grelos e claro muitas variedades de cogumelos.

Nas frutas, encontramos uvas, damascos, citrinos, pêssegos ainda, chila, romã, maçã e uma bem tradicional portuguesa, os marmelos…

Em Novembro é a época de elaborarmos varias receitas ou comportamentos gastronómicos, ainda muito em voga, como as compotas ou doces caseiros… Comecemos pelo uso dos marmelos, onde a marmelada é rainha e senhora e aproveitando as cascas dos marmelos que são ricas em pectina, podemos fazer ótimas geleias com outros aromas ou guarnições.
Podemos fazer doces de citrinos, xaropes e licores.
Os últimos frutos de verão, como uvas, pêssegos, maçãs, entre outros também, são normalmente usados em compotas.
Os legumes também podem ser boas soluções para estas receitas, como as abóboras que têm grande tradição no uso para doçaria.

Gosto desta época porque este trimestre dá-nos as ultimas coisas gostosas da época, pois o inverno não é, pelo menos aqui em Portugal, muito generoso connosco.
Frequentemente uso marmelos para acompanhar assados, quer seja em puré com canela ou cominhos, ou assados no forno. Gosto de assar fatias de abóbora ou fazer um gratinado de abóbora e batata para peixes e bacalhaus.
A romã é ótima para dias mais quentinhos, que por esta altura sendo raros, por vezes aparecem e providenciamos uma salada com bagas de romã. Também fica bem a acompanhar caça de pena como perdiz ou faisão estufados.

Depois, claro que os grelos, as nabiças e as couves são os legumes Reis da época… Mas ensaiem esta minha sugestão com nabo cru, lavem e descasquem o nabo, raspem no raspador e temperem com sal, pimenta, azeite e vinagre… E não deixem de se surpreender… Pois é bem diferente, mas pode ser um acompanhamento fantástico para um prato de porco assado.

Usem e abusem de Novembro e dos produtos de época.

Deixo-vos com estas dicas, e voltamos em Dezembro… Ah e podem sempre enviar questões para mim.