Risotto de cogumelos frescos e castanhas


Risotto de cogumelos frescos e castanhas (servido com carne assada)
Risotto é um prato de origem italiana com uma textura cremosa e de sabor intenso, que pode ser controlado por quem o cozinha.
Normalmente ou se odeia ou se adora risotto. Já eu adoro, se for bem confecionado, esqueçam o “al dente” quase cru que muitos restaurantes apresentam e nos fazem não gostar de risotto.

Eu faço assim, azeite e cebola numa caçarola até ficar translúcida. Adicionei bacon às tiras e deixei fritar ligeiramente. Acrescentei água, alho laminado e as castanhas congeladas para irem cozendo durante 5 min. acrescento o arroz Carolino (mais acessível que arroz arbóreo e de igual efeito), coloco água e vinho branco para perfumar o arroz.

Vai-se mexendo e acrescentado mais água e menos vinho, e mexendo novamente para o arroz libertar a goma e conceder a cremosidade típica de um risotto.
Quase no final da cozedura acrescentei duas colheres de manteiga sem sal, queijo parmesão ralado e oregãos, voltei a mexer o arroz quase cozido, desliguei o fogão e tapei para terminar a cozedura antes de servir.

Servi a carne assada sob o arroz reguei com algum molho de assado e polvilhei com folhas de tomilho.

Perfeito!
Siga a GRACE NA COZINHA.

Clica para fazer like e acompanhar novas receitas.