Como poupar dinheiro ao comer fora

Como poupar dinheiro ao comer fora

Ir comer fora é para alguns uma forma de passear e conviver, e para outros uma necessidade, pela falta de tempo para cozinhar em casa ou simplesmente porque o trabalho assim o implica. De uma maneira ou de outra, há que estarmos sempre atentos para pouparmos dinheiro. Reunimos então aqui algumas dicas que achamos importantes para quem costuma fazer refeições fora. Esperamos que seja útil!

Aperitivos

1- Dispensa os aperitivos (e umas calorias a mais)

Normalmente colocam os aperitivos na mesa, sem sequer pedirmos a refeição em si, e a tendência é a não resistir – ou porque estamos com fome, ou porque tem bom aspeto. Então, a melhor forma de evitar de cair na tentação, é informar o funcionário que não pretendes entradas.

2- Optar por bebidas sem álcool

Caso consigas passar sem um bom vinho ou uma sangria e optes por uma água ou um refrigerante, provavelmente a refeição também te irá ficar mais em conta, pois as bebidas com álcool são sempre mais caras.

3- Menu do dia

Em alguns estabelecimentos, há a possibilidade de optar pelo menu do dia – também conhecido por diária. Estes menus são predefinidos pelos próprios restaurantes, e normalmente incluem uma bebida, e por vezes até sopa, pão e sobremesa. São sempre opções mais baratas, principalmente para quem tem de almoçar todos os dias fora devido ao emprego, por exemplo.

Questionar o funcionário previamente sobre a quantidade de comida servida

4- Verificar sempre como são servidas as doses

Em caso das refeições serem servidas à dose/meia dose, é sempre importante questionar o funcionário para quantas pessoas é servida normalmente cada uma das opções. Por vezes pedimos comida a mais desnecessariamente.

5- Em caso de sobrar, levar!

Se sobrou comida, podemos sempre pedir para levar o que sobrou para casa. É uma forma de além de se estar a poupar, ainda dá para fazer outra refeição. Desta forma estamos a aproveitar comida, que não iria ser mais para consumo.

Dividir a sobremesa com amigos

6- Sobremesa a meias

Outra boa opção, ao invés de dispensar por completo a sobremesa, é dividi-la com quem estiveres. Seja com a tua cara metade, um amigo ou um familiar, há sempre quem não se importe de dividir. E como em alguns restaurantes as sobremesas são um pouco mais caras, é sempre mais uma boa forma de poupar.

7- Evite os dias festivos

Os restaurantes aproveitam normalmente os dias festivos, como o Dia de S.Valentim, Passagem de Ano, Páscoa, etc., para subir um pouco ao preço da ementa. Por isso, evita almoçar ou jantar fora nesses dias.

Conferir a conta

8- Conferir a conta

É sempre importante conferir se o que está contabilizado é exatamente aquilo que consumiu. É normal que quando os restaurantes estão mais cheios aconteçam este tipo de erros, até mesmo com o troco caso a refeição seja paga em dinheiro. Por isso, verifica sempre a conta!



RESTAURANTES SUGERIDOS

A carregar…