Qual foi o 1º Restaurante do Mundo?

Qual foi o 1º Restaurante do Mundo?

Como, onde e porque surgiram os restaurantes?

O termo “restaurante” (do francês restaurant, restaurador, aquilo que restaura) surgiu no século XVIII, em França, com o significado de “alimento reconstituinte, revigorador de forças”.  A palavra em si, ao início referia-se a uma sopa, um caldo de carne concentrado, que diziam que restaurava o ânimo físico e mental das pessoas.

Foi por volta de 1765 que esse mesmo nome que davam à sopa, foi adaptado por um senhor chamado Boulanger, a um estabelecimento. Boulanger colocou nesse mesmo estabelecimento a frase Boulanger débite des restaurants divins”, significando “Boulanger vende restaurantes divinos”, referindo-se a restaurante como o nome das sopas. Com o tempo, a palavra restaurante começou a ser utilizada para caracterizar todos os estabelecimentos que foram surgindo em França nessa época, e revolucionaram a gastronomia e o serviço de alimentos e bebidas em todo o mundo.

Porém, também há quem não concorde que este tenha sido o primeiro restaurante do mundo. O primeiro restaurante tal e qual como conhecemos hoje em dia, com horários, possibilidade dos clientes escolherem porções individuais, ambiente com mesas para comer e ementas disponíveis, foi apenas em 1782, fundado por Antoine Beauvilliers, também em França.

O restaurante chamava-se “Grande Taverne de Londres” e permaneceu durante 20 anos sem qualquer concorrência.

Antigas Estalagens / Fachada Sobrino de Botín

No entanto, se formos a falar sobre o primeiro estabelecimento que hoje em dia é conhecido como restaurante e é considerado o mais antigo do mundo pelo Guiness Book, é um restaurante em Espanha, chamado Sobrino de Botín” que abriu em 1725 como uma estalagem que recebia viajantes e mercadores. Na altura, situava-se na Plaza de Herradores, e hoje em dia é possível encontrá-lo na Plaza Mayor (Madrid).



RESTAURANTES SUGERIDOS

A carregar…